domingo, 17 de maio de 2009

Buscas na Web

Para ficar mais palatável, separo a análise comparativa por tópicos, com direito a reprodução meio tosca de planilha:

Quantidade de resultados

Entre os oito, o primeiro lugar em número de resultados não foi para o Google. O site que virou sinônimo de busca na internet ficou em terceiro lugar (1,41 milhão), com um terço da quantidade de Yahoo (4,55 milhões) e Altavista (4,54 milhões) – detalhe interessante é que a lista desses dois últimos é igual, não fazendo quase diferença alguma para os que param na primeira página procurar num ou noutro.

Qualidade dos resultados

Ao se analisar a performance de cada um, o Google mostrou que tem um filtro que parece mais apurado, já que é o único dos buscadores que apresenta em seus cinco primeiros resultados endereços que aparecem também nos outros (veja no quadro abaixo*):

*Os resultados destacados em cores são os que se repetem.

Clusty, Ask e Dogpile apresentam resultados em sites estrangeiros, apesar de a busca ser por palavras em português. O Clusty dá os endereços por “curia stress”. Já o Dogpile traduz para “cure stress”, mas dá a opção para a lista de endereços na nossa língua.

Links patrocinados

Em relação aos links patrocinados, o que mais tem é o Uol Busca, com cinco endereços antes das indicações. Resultados com particularidades O Ask é o único que indica vídeo do YouTube.

Resultado mais recorrente

O endereço que aparece com mais frequência nos oito sites é o que apresenta a imagem abaixo:

Edificante em termos de conteúdo para quem quer saber sobre cura do stress, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário